Ortodontia corrige a posição dos dentes, ajuda a evitar cáries e melhora até a respiração.

Caro, longo e que traz benefícios apenas a crianças e adolescentes. Não faz muito tempo que estas eram as primeiras ideias que vinham à mente quando o assunto era tratamento ortodôntico. A imagem de um garoto cheio de espinhas, de óculos e com aparelho nos dentes virou ícone da adolescência, fase normalmente retratada como complicada, em que a presença dos anéis de metal na boca só reforçava o estereótipo.

Se os teenagers não mudaram muito, o tratamento evoluiu significativamente nos últimos anos e hoje é normalmente associado também aos adultos, que, graças a novas técnicas, aparelhos mais confortáveis, modernos e menos invasivos, além dos custos mais acessíveis, se tornaram pacientes contumazes dos ortodontistas. O melhor é que, se a estética continua sendo a principal motivação, muita gente já procura informações sobre outros benefícios que a ortodontia pode proporcionar.

E eles são muitos. A correção na posição de dentes tortos e encaixados incorretamente facilita a higiene bucal, prevenindo a perda em função da deterioração e/ou da doença periodontal. Isto sem falar no fim da sobrecarga para os músculos da mastigação, que pode causar dores de cabeça, síndrome da ATM e dores no pescoço, nos ombros e nas costas.

 Preciso procurar um ortodontista?

A resposta é sim, pois somente o especialista é capaz de avaliar os benefícios que você pode ter com o tratamento ortodôntico. Exame clínico, análise do seu histórico médico e dentário, moldes de gesso de seus dentes, fotografias e radiografias vão compor o diagnóstico e dar o suporte necessário para o profissional definir os procedimentos adequados para você.

Além dos resultados já citados, o tratamento correto melhorará a sua respiração (quando irregular, a dentição pode bloquear a entrada correta do ar), dicção e até a digestão, pois a mastigação se torna mais eficiente. Com menos cáries, menos problemas na gengiva e dentes alinhados e bonitos, a autoestima e o bem-estar aumentam, fazendo de você uma pessoa mais confiante e de bem consigo mesmo.

A IRio tem especialistas em ortodontia em todas as suas unidades. Marque uma avaliação na IRio mais perto de você e, se for o caso, comece o seu tratamento o mais rapidamente possível. Seu sorriso agradece.