Tire suas dúvidas sobre um dos procedimentos estéticos mais procurados atualmente.

A cantora Simaria foi direto ao ponto ao declarar recentemente que ficou com a arcada dentária comprometida por ter colocado lentes de contato “com a pessoa errada”. Adepta de um procedimento estético que vem conquistando sorrisos Brasil (e mundo) afora, a artista expôs um dos riscos que a falta de informações confiáveis acarreta. Por isso, a IRio preparou este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre a técnica, que, se indicada e realizada corretamente, traz diversos benefícios estéticos e funcionais. Confira:

O que são as lentes de contato dentais?

São lâminas ultrafinas feitas de porcelana, de forma personalizada, que podem corrigir desde pequenas manchas até o espaçamento entre os dentes.

São indicadas para todas as pessoas?

O uso das lentes deve ser precedido da avaliação e do diagnóstico de um dentista, pois determinadas condições requerem um planejamento mais detalhado, como a presença de cáries e a gengivite, que devem ser tratadas antes, assim como restaurações, tratamentos de canal e coroas têm que ser analisadas para que haja a combinação dos procedimentos. Para pessoas com ansiedade alta, alterações hormonais, tensão muscular, forte desgaste dos dentes e refluxo, além de fumantes, recomenda-se uma terapia prévia.

Corrigem dentes com lascas e fraturas?

Sim, inclusive esta é uma das principais aplicações das lentes de contato: consertar pequenas fraturas e desgastes nos dentes, pois elas cobrem superfícies irregulares e melhoram a textura, o que resulta em um sorriso “limpo” e natural.

Há desgaste dos dentes na sua aplicação?

Apesar de, na maioria das vezes, não ser necessário, pode haver desgaste de acordo com a opção do dentista, que pode realizá-lo a fim de ter ganhos estéticos.

A colocação pode ser feita no mesmo dia?

Sim, mas a eficiência depende da capacitação do profissional e de seus equipamentos e softwaresl

Elas unem dentes separados?

Sim, as lentes são indicadas para corrigir o espaço entre os dentes e podem ser utilizadas para aumentá-los em largura e em altura.

Elas são a solução para dentes escurecidos?

Não, elas são capazaes de reparar pequenas manchas, mas são ineficientes em dentes muito escuros, pois, por serem muito finas, deixam transparecer a cor natural do dente. Para conseguir que a lente traga um tom mais claro, recomenda-se o clareamento dentário antes.

Preciso mudar minha higiene bucal em função das lentes?

Não, desde que a colocação tenha sido feita da forma correta, pois, se elas estiverem mal posicionadas, o acúmulo de bactérias pode ser maior. Se a adaptação for plena, os cuidados devem ser os mesmos de antes, ou seja, escovação três vezes ao dia, uso de fio dental e visitas regulares ao dentista.

Tenho que deixar de consumir alguns alimentos e bebidas?

Não. Esta resposta complementa a anterior, e as lentes ainda podem trazer benefícios à alimentação, pois não absorvem bebidas escuras como chá, chocolate e café.

Ficou com mais alguma dúvida? Entre em contato com a IRio e marque uma avaliação. Temos profissionais capacitados em todas as nossas unidades para prestar o melhor atendimento nesta e em outras especialidades da odontologia.